SEJAM BEM VINDOS!!

ROTEIRO DA SEQUENCIA DIDÁTICA - PIRENÓPOLIS

Ficha roteiro da Sequência Didática – Equipe 01 – Cláudia, Nilma, Sirlene e Sônia.


(Sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa, organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem as atividades de aprendizagem e da avaliação).

1. Tema: Lixo

2. Ano: 2010

3. Eixo Temático: Posicionamentos

4. Números de aulas: 15

5. Modalidade: Técnicas de Desenhos

6. Conceitos: Linear, Abstrato, Figurativo e Bidimensional.

7. Recursos materiais:

a. Equipamentos: máquina fotográfica, computador, data show, televisão, retroprojetor, DVDs.

b. Recursos Básicos: lápis, papéis, cadernos, borrachas, carvão, giz, quadro negro, livros, jornais, revistas, internet, aventais, sucatas, luvas e botas.

8. Expectativa de Aprendizagem:

Que os estudantes aprendam a:

o Posicionar-se frente à problemática ocasionada ao meio ambiente e ao homem pela falta de aterro sanitário nas cidades que não o possuem.

o Refletir sobre as possibilidades de resolução do problema individual e coletivamente.

o Produzir imagens através de desenhos, que leve os alunos a compreender criticamente, contextualizar o problema e produzir trabalhos com visão ética e numa aprendizagem de interação entre teoria/prática.

o Expor o resultado do trabalho pedagógico executado diante da problemática executada e trabalhada na disciplina artes, num processo de avaliação continua e processual, individual e coletiva e auto-avaliação.

9. Apresentação:



Os professores dos Colégios Estaduais: Américo Gonçalves Faleiro (Firminópolis – Nilma); José Marcelino (Moiporá – Sirlene); Juscelino Kubitschek de Oliveira (Firminópolis – Sônia); João Rezende de Araújo (Turvânia – Cláudia), juntamente com a professora do Grupo Ciranda da Arte, Edilene Batista, construíram o roteiro da Sequência Didática do 8º ano, do Ensino Fundamental, da Série Currículo em Debate, que oferece aos professores de Artes os subsídios para discutir nas Escolas o programa de Reorientação Curricular na disciplina de Artes.

Sequência Didática do 8º ano apresenta sugestões metodológicas para que os professores diversifique suas aulas e proporcione aos seus alunos uma aprendizagem significativa.

Queremos que esta Sequência Didática seja um ponto de referência que irá contribuir e influir na prática cotidiana da sala de aula, promovendo um processo ensino-aprendizagem de compreensão crítica, produção e contextualização, posicionando de forma positiva frente à problemática que traz o lixo para o meio ambiente e os seres vivos, contribuindo assim para a formação do aluno na sua totalidade, no fazer pedagógico que atue de modo efetivo na formação e construção do homem ser, preparando-o para atuar significativamente na comunidade da qual faz parte, na sociedade que está inserido e ainda ser ético e feliz.

10. Dicas introdutórias:

Caro professor, você tem disponível nesta Sequência Didática: textos complementares, proposta de trabalho pedagógico, experiências e relatórios realizados e imagens que irá subsidiá-lo na preparação de suas atividades.

Desejamos bom proveito do material para construir aulas diferenciadas, interessantes e significativas, que possibilite ao aluno compreensão crítica, produção e contextualização de forma positiva em relação à problemática que o lixo traz as comunidades, onde não há aterros sanitários.

O registro das aulas através de filmes, fotos e a montagem de Portfólio de trabalhos de alunos, torna-se um documento valoroso no processo de avaliação e auto-avaliação.

11. Avaliação:

Será realizada de forma contínua, auto-avaliação, avaliação individual e em grupo, relatos, debates, análise dos trabalhos, socialização, portfólio e observações do grau de aprendizagem e o trabalho em desenvolvimento...

12. Desenvolvimento (descrição das aulas):

(Deve acontecer nas primeiras aulas, o levantamento de conhecimentos prévios dos estudantes a cerca do tema a ser desenvolvido durante a Sequência. Com base nesse levantamento, deve-se partir para ampliação desse conhecimento).

Aula 1 - Introdutória do assunto: Lixo Orgânico, Inorgânico, Radioativo e Tecnológico.

Aula 2 - Sensibilização: Será feita apresentando um documentário chamado “Ilha das Flores”. Após o filme será feita a socialização através de debates e trabalhos em grupos.

Aula 3 - Aprofundamento do Tema: Lixo; pesquisas em livros e outras fontes para leituras sobre o tema.

Aula 4 - Socialização da Pesquisa, Debate Coletivo e aplicação de uma técnica de desenho.

Aula 5 - Aulas audiovisuais contextualizando a história do lixo.

Aula 6 - Excursão : visita ao lixão ou aterro sanitário.

Aula 7 - Socialização da Excursão.

Aula 8 - Segunda excursão: possíveis coletas de materiais que sirva de modelo para técnicas de desenhos.

Aula 9 - Contextualização da segunda excursão: produção de textos ilustrados.

Aula 10 - Técnica de desenho livre ou de memorização.

Aula 11 - Trabalho em grupo: pesquisa de técnicas de desenho no computador – aula no LIE – Paint.

Aula 12 - Construção de desenhos geométricos através das observações feitas nas excursões.

Aula 13 - Montagens de painéis.

Aula 14 - Exposição dos painéis para visita da comunidade intra e extra- escolar.

Aula 15 - Avaliação dos trabalhos, observação, auto-avaliação e portfólio.